Sequência Didática: Conto Pausa
1-Público-Alvo: 8ª série/9º ano
2- Objetivo: Reconhecimento da tipologia narrativa, conto e crônicas contemplando as estratégias de leitura, segundo Roxane Rojo.
3- Ativação do conhecimento de mundo e localização e/ou cópia de informação e definição de finalidades e metas da atividade de leitura.
● Nesta etapa o aluno pesquisará notícias de jornais do jornais que lhe tenham chamado a atenção (engraçados, pitorescos e chocantes). De acordo como Rojo o leitor estar constantemente buscando e localizando informação relevante, para armazená-las. Portanto neste momento o aluno passará a buscar referências para o estudo proposto.
● Após a pesquisa dos alunos haverá a socialização na qual os alunos farão comentários sobre as notícias que trouxerem.
● Ainda de acordo com as estratégias de Rojo, o professor aproveitará o momento em questão para ativar os conhecimentos de mundo dos alunos, preparando-os para a leitura (o professor fará provocações sobre as situações do cotidiano: atitudes estranhas, reações animalescas e fuga da realidade).
Sendo a literatura representação das atitudes humanas em todas as suas dimensões, o professor neste momento definirá as finalidades e metas da atividade de leitura, demonstrado aos alunos a diferença de crônica e conto, dando ênfase na semelhança dos gêneros e como se aproximar da vida real (fazer relação com a notícia).
4- Antecipação ou predicação de conteúdos dos textos: checagem de hipóteses, comparações de informações, generalização, produção de inferências locais e globais.
● Será apresentado, aos alunos o conto PAUSA de Moacy Scliar, sem revelar seu gênero e a primeira pergunta que poderá ser feita é o porquê da fuga constante do personagem principal.
● Espera-se aqui que o aluno levante hipótese do que foi proposto na pergunta revele o que entendeu das propriedades do texto. É um conto ou uma crônica?
Após as respostas dos alunos, o professor explicará que se trata de um conto, enfatizando as características que são próprias deste gênero.
Sendo a literatura representação das atitudes humanas em todas as suas dimensões, o professor neste momento definirá as finalidades e metas da atividade de leitura, demonstrado aos alunos a diferença de crônica e conto, dando ênfase na semelhança dos gêneros e como se aproximar da vida real (fazer relação com a notícia).
4- Antecipação ou predicação de conteúdos dos textos: checagem de hipóteses, comparações de informações, generalização, produção de inferências locais e globais.
● Será apresentado, aos alunos o conto PAUSA de Moacy Scliar, sem revelar seu gênero e a primeira pergunta que poderá ser feita é o porquê da fuga constante do personagem principal.
● Espera-se aqui que o aluno levante hipótese do que foi proposto na pergunta revele o que entendeu das propriedades do texto. É um conto ou uma crônica?
Após as respostas dos alunos, o professor explicará que se trata de um conto, enfatizando as características que são próprias deste gênero.
● Para fixar a compreensão do texto serão propostas algumas questões que trabalharão a interpretação no tocante a generalização de inferência local e global.
a) Comprove com passagens do texto o cansaço inerente ao personagem principal.
b) Observe a passagem abaixo.
“Guiava vagarosamente, ao longo do cais, olhando os guindastes, as barcaças atracadas”
● De acordo com este trecho, pode-se concluir que o personagem está em busca de uma vida mais tranquila. Justifique.
c) Uma personagem que ganha destaque no currículo da narrativa e a mulher de Samuel. Em sua opinião de que forma ela contribui para a “Pausa” dele.
5- Recuperação do contexto de produção, percepção de intertextualidade e interdiscursividade, percepção de outras linguagens.
● Ainda enfatizando a diferença entre conto e crônica, o professor apresentará aos alunos o autor Moacyr Scliar, gaúcho que faz percorre sua escrita tanto no campo conto como na crônica.
● Escreveu por muitos anos crônicas no Jornal Zero Hora, de Porto Alegre e na Folha de São Paulo.
● Após os alunos terem contato com a vida e obra do notável autor recuperam-se as notícias de jornal, mas agora no campo da televisão. O professor trabalhará a interdiscursividade, trazendo os “bordões” dos apresentadores e a sequência sempre repetida de Samuel.
● Depois dessa interação retomaremos o texto “pausa” de forma a relacionar o nosso cotidiano repetitivo com o cotidiano repetitivo de Samuel. Aos alunos poderá ser lançada a hipótese: “nós também queremos uma pausa” ?
● No que se refere à intertextualidade o professor dará como atividade de leitura complementar o texto “passeio noturno parte I” de Rubem Fonseca. Além de fixar mais uma vez as características do conto, o aluno poderá perceber a fuga semelhante do personagem deste conto com a de Samuel.
● Nesse momento o professor poderá fazer uma roda de discussão, para que haja percepção de outras linguagens: o professor trabalhará como texto final a música cotidiano, de Chico Buarque de Holanda.
● Ainda na roda de discussão, o professor questionará aos alunos as semelhanças e diferenças dos sentimentos e atitudes em relação à rotina dos personagens da música e dos contos. (A rotina boa e ruim).
6) Elaboração de apreciação estéticas e efetivas e elaboração de apreciação relativas a valores éticos e ou políticos.
Mantendo a dinâmica da roda de discussão, o professor iniciará provocações acerca dos textos lidos, destacando o cotidiano que os alunos têm levado e quais são suas fugas.
Algumas possíveis provocações:
a) A internet e os vídeos games são uma fuga entre os adolescentes?
b) Vocês conhecem os RPGs? Será uma fuga em busca da pausa?
Achei muito interessante sua proposta Availson, embora tenha feito do mesmo texto ficou totalmente diferente.
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