terça-feira, 18 de junho de 2013

Sequência Didática: Conto Pausa

1-Público-Alvo: 8ª série/9º ano
2- Objetivo: Reconhecimento da tipologia narrativa, conto e crônicas contemplando as estratégias de leitura, segundo Roxane Rojo.
3- Ativação do conhecimento de mundo e localização e/ou cópia de informação e definição de finalidades e metas da atividade de leitura.
Nesta etapa o aluno pesquisará notícias de jornais do jornais que lhe tenham chamado a atenção (engraçados, pitorescos e chocantes). De acordo como Rojo o leitor estar constantemente buscando e localizando informação relevante, para armazená-las. Portanto neste momento o aluno passará a buscar referências para o estudo proposto.
Após a pesquisa dos alunos haverá a socialização na qual os alunos farão comentários sobre as notícias que trouxerem.
Ainda de acordo com as estratégias de Rojo, o professor aproveitará o momento em questão para ativar os conhecimentos de mundo dos alunos, preparando-os para a leitura (o professor fará provocações sobre as situações do cotidiano: atitudes estranhas, reações animalescas e fuga da realidade).
Sendo a literatura representação das atitudes humanas em todas as suas dimensões, o professor neste momento definirá as finalidades e metas da atividade de leitura, demonstrado aos alunos a diferença de crônica e conto, dando ênfase na semelhança dos gêneros e como se aproximar da vida real (fazer relação com a notícia).
4- Antecipação ou predicação de conteúdos dos textos: checagem de hipóteses, comparações de informações, generalização, produção de inferências locais e globais.
Será apresentado, aos alunos o conto PAUSA de Moacy Scliar, sem revelar seu gênero e a primeira pergunta que poderá ser feita é o porquê da fuga constante do personagem principal.
Espera-se aqui que o aluno levante hipótese do que foi proposto na pergunta revele o que entendeu das propriedades do texto. É um conto ou uma crônica?
Após as respostas dos alunos, o professor explicará que se trata de um conto, enfatizando as características que são próprias deste gênero.
● Para fixar a compreensão do texto serão propostas algumas questões que trabalharão a interpretação no tocante a generalização de inferência local e global.
a) Comprove com passagens do texto o cansaço inerente ao personagem principal.
b) Observe a passagem abaixo.
“Guiava vagarosamente, ao longo do cais, olhando os guindastes, as barcaças atracadas”
● De acordo com este trecho, pode-se concluir que o personagem está em busca de uma vida mais tranquila. Justifique.
c) Uma personagem que ganha destaque no currículo da narrativa e a mulher de Samuel. Em sua opinião de que forma ela contribui para a “Pausa” dele.
5- Recuperação do contexto de produção, percepção de intertextualidade e interdiscursividade, percepção de outras linguagens. 
● Ainda enfatizando a diferença entre conto e crônica, o professor apresentará aos alunos o autor Moacyr Scliar, gaúcho que faz percorre sua escrita tanto no campo conto como na crônica.
● Escreveu por muitos anos crônicas no Jornal Zero Hora, de Porto Alegre e na Folha de São Paulo.
● Após os alunos terem contato com a vida e obra do notável autor recuperam-se as notícias de jornal, mas agora no campo da televisão. O professor trabalhará a interdiscursividade, trazendo os “bordões” dos apresentadores e a sequência sempre repetida de Samuel.
● Depois dessa interação retomaremos o texto “pausa” de forma a relacionar o nosso cotidiano repetitivo com o cotidiano repetitivo de Samuel. Aos alunos poderá ser lançada a hipótese: “nós também queremos uma pausa” ?
● No que se refere à intertextualidade o professor dará como atividade de leitura complementar o texto “passeio noturno parte I” de Rubem Fonseca. Além de fixar mais uma vez as características do conto, o aluno poderá perceber a fuga semelhante do personagem deste conto com a de Samuel.
● Nesse momento o professor poderá fazer uma roda de discussão, para que haja percepção de outras linguagens: o professor trabalhará como texto final a música cotidiano, de Chico Buarque de Holanda.
● Ainda na roda de discussão, o professor questionará aos alunos as semelhanças e diferenças dos sentimentos e atitudes em relação à rotina dos personagens da música e dos contos. (A rotina boa e ruim).
6) Elaboração de apreciação estéticas e efetivas e elaboração de apreciação relativas a valores éticos e ou políticos.
Mantendo a dinâmica da roda de discussão, o professor iniciará provocações acerca dos textos lidos, destacando o cotidiano que os alunos têm levado e quais são suas fugas.
Algumas possíveis provocações:
a)      A internet e os vídeos games são uma fuga entre os adolescentes?
b)     Vocês conhecem os RPGs? Será uma fuga em busca da pausa?


Um comentário:

  1. Achei muito interessante sua proposta Availson, embora tenha feito do mesmo texto ficou totalmente diferente.

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