segunda-feira, 17 de junho de 2013

SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM DE LEITURA



Texto: Meu primeiro beijo- Antônio Barreto

É difícil acreditar, mas meu primeiro beijo foi num ônibus, na volta da escola. E sabem com quem? Com o Cultura Inútil! Pode? Até que foi legal. Nem eu nem ele sabíamos exatamente o que era "o beijo". Só de filme. Estávamos virgens nesse assunto, e morrendo de medo. Mas aprendemos. E foi assim...
Não sei se numa aula de Biologia ou de Química, o Culta tinha me mandado um dos seus milhares de bilhetinhos:
"Você é a glicose do meu metabolismo. Te amo muito! Paracelso"
E assinou com uma letrinha miúda: Paracelso. Paracelso era outro apelido dele. Assinou com letrinha tão minúscula que quase tive dó, tive pena, instinto maternal, coisas de mulher... E também não sei por que: resolvi dar uma chance pra ele, mesmo sem saber que tipo de lance ia rolar.
No dia seguinte, depois do inglês, pediu pra me acompanhar até em casa. No ônibus, veio com o seguinte papo:
- Um beijo pode deixar a gente exausto, sabia? - Fiz cara de desentendida.
Mas ele continuou:
- Dependendo do beijo, a gente põe em ação 29 músculos, consome cerca de 12 calorias e acelera o coração de 70 para 150 batidas por minuto. - Aí ele tomou coragem e pegou na minha mão. Mas continuou salivando seus perdigotos:
- A gente também gasta, na saliva, nada menos que 9 mg de água; 0,7 mg de albumina; 0,18 g de substâncias orgânica; 0,711 mg de matérias graxas; 0,45 mg de sais e pelo menos 250 bactérias...
Aí o bactéria falante aproximou o rosto do meu e, tremendo, tirou seus óculos, tirou os meus, e ficamos nos olhando, de pertinho. O bastante para que eu descobrisse que, sem os óculos, seus olhos eram bonitos e expressivos, azuis e brilhantes. E achei gostoso aquele calorzinho que envolvia o corpo da gente. Ele beijou a pontinha do meu nariz, fechei os olhos e senti sua respiração ofegante. Seus lábios tocaram os meus. Primeiro de leve, depois com mais força, e então nos abraçamos de bocas coladas, por alguns segundos.
E de repente o ônibus já havia chegado no ponto final e já tínhamos transposto , juntos, o abismo do primeiro beijo.Desci, cheguei em casa, nos beijamos de novo no portão do prédio, e aí ficamos apaixonados por várias semanas. Até que o mundo rolou, as luas vieram e voltaram, o tempo se esqueceu do tempo, as contas de telefone aumentaram, depois diminuíram...e foi ficando nisso. Normal. Que nem meu primeiro beijo. Mas foi inesquecível!

BARRETO, Antonio. Meu primeiro beijo. Balada do primeiro amor. São Paulo: FTD, 1977. p. 134-6.

De: Alini

As atividades serão mediadas pelo professor, que orientará os alunos na realização das mesmas individualmente (2,4) ou em grupo (1,3,5 e 6).

1-    Ativação de conhecimento de mundo

Apresentação do título e discussão:

·      Qual assunto possivelmente será tratado?
·      A quem pode se referir o beijo?
·      Quem já beijou, em que idade?
·      Qual é o momento ideal para a ação? etc

2-    Localização de informação, comparação…

Leitura silenciosa e checagem das hipóteses, leitura pelo professor e apresentação do livro.

Elaboração de ficha: título, tema, autor, fonte de publicação.

3-    Inferências locais e globais

Análise da linguagem e do vocabulário:

·      De que formas o personagem é chamado? Por quê?
·      É possível compreender mesmo não conhecendo alguns termos?
·      Identificá-los para uso do dicionário.
·      Comentar o apelido “Cultura inútil” (questão social)

4-    Recuperação do contexto de produção

Pesquisa na informática: autor/biografia, época/contexto histórico, romance/características, obra/contos…

5-    Intertextualidade/ Interdiscursividade

Música “Já sei namorar” e/ou filme “Meu primeiro amor” – analogia com os outros textos, enfocando o discurso científico no primeiro.

6-    Percepção de outras linguagens

Diálogo sobre as sensações durante a leiura e as percebidas no texto Primeiro beijo: “calorzinho (…)”, “fechei os olhos”, “senti sua respiração ofegante” etc.
Instigar os alunos a conversar com pessoas mais velhas para comparar esse momento (beijo) com a realidade hoje.
Após, partirão para produções: entrevista, enquete, gráfico e cartazes.



Texto:  Avestruz - Mario Prata
De: Maria

1º passo  - Ativação de conhecimento

Perguntas aos alunos:

1) Você tem algum animal de estimação? Quais?
2) Já viram uma avestruz? Como é? O que come? Onde vivem?

2º passo – Partindo do pressuposto que o aluno já tenha conhecimento do gênero Crônica, fazer perguntas como: onde costumam ler este tipo de texto? A partir daí retomar o conceito sobre gêneros.

Checagem de Hipóteses
Antes da leitura – perguntar o que eles esperam de um texto com esse título. Que tipo de situação do cotidiano envolve uma avestruz?
Leitura do texto – Ler a primeira frase do texto, confirmando assim a hipótese inicial.
Para criar o suspense, perguntar se acham que ele vai ganhar ou não o presente.
Ler todo o parágrafo verificando se encontrou alguma palavra desconhecida e se chegaram ao significado da mesma pelo contexto.
Apresentação dos lugares – verificar o que sabem sobre o bairro e as cidades apresentadas no texto.
Em seguida verificar com os alunos sobre a possibilidade de ter a avestruz como animal de estimação.
Ler até o nono parágrafo e perguntar sobre os conflitos característicos do texto narrativo,já visto anteriormente ao qual se constrói todo o texto, assim chegarão à ideia principal.
Recontagem oral da historia – Perguntar aos alunos se acham que o menino ganhará ou não o presente.
Comentar com eles sobre a possibilidade de transportar uma avestruz em um avião.
Fazer a leitura  até o final, confirmando a hipótese de que o menino não recebeu a avestruz e questionar por que o narrador sugere um psicologo.


Texto: Pausa - Moacyr  Scliar

De: Alexandra e Availson

Parte 1: Ativação do conhecimento do mundo.

 Atividade 1
Explicar para os alunos que eles serão divididos em grupo e cada grupo irá interpretar para a sala uma rotina de nosso cotidiano em forma de mímica.· Após a apresentação de cada grupo a sala deverá adivinhar a rotina descrita.· Quando a sala adivinhar a rotina descrita o professor debaterá com a sala a seguinte questão: “O que poderia ser feito para quebrar, ou dar uma “pausa nesta rotina?”·Rotinas  que poderão ser sugeridas para as mímicas: dona de casa, professor, aluno,  coletor de lixo, padeiro, médico, dentista.

Atividade 2
Roda de conversa. Tema proposto: Rotina -Efeito positivo ou negativo em nossa vida. Como? Por quê?
Após as apresentações das mímicas e discussões sobre a pausa na rotina, explorar com os alunos em roda de conversa, a questão do efeito da rotina em nossa vida, podendo ele ser positivo ou negativo. Levantar questionamento de como podemos ter uma rotina enfadonha ou suave.

Parte 2: Antecipação ou predição de conteúdos ou propriedades do texto. Checagem de hipóteses. Localização e /ou cópia de informações, comparação de informações. Generalização.  Produção de inferências globais. Produção de inferências locais.

Atividade 1_
Roda de conversa *Explorar os aspectos textuais Quem é o autor? Qual é o tipo de texto? Que características  que este gênero apresenta? Qual é a fonte do texto? O que o título nos sugere?

Atividade 2 
Responder as questões  a propósito do texto. 
1- No primeiro parágrafo há uma sequência de ações que Samuel faz rapidamente até chegar à cozinha para fazer seu lanche. Quais verbos indicam estas ações? Em qual tempo eles estão empregados?
2- Ainda no início do texto o narrador nos deixa algumas pistas sobre o relacionamento de Samuel e sua esposa. Como podemos descrever este relacionamento? Quais pistas textuais comprovam sua resposta
3- Em sua opinião, por que Samuel tinha o hábito de todos os domingos ir ao hotel?
4- O que te fez chegar nesta conclusão? Explique.
5- Depois de ler o texto, podemos concluir que o titulo “ Pausa” é  adequado ao texto? Por quê?
6- Observe o seguinte trecho do texto:“ Samuel subiu quatro lanços de uma escada vacilante. Ao chegar ao último andar, duas mulheres gordas, de chambre floreado, olharam-no com curiosidade:_ Aqui, meu bem! – uma gritou, e riu: um cacarejo curto.”
a)   Qual o significado das expressões destacadas neste contexto?

Parte 3: Intertextualidade Atividade
1: Música e roda de conversa. Levar para os alunos a letra da música: Cotidiano, de Chico Buarque, e depois de ouvirem a música trabalhar em roda de conversa as seguintes questões;· Há alguma rotina descrita na letra da música. Qual? Como o eu lírico encara esta rotina? A rotina descrita na música e a mesma rotina descrita no texto Pausa?

Parte 4: InterdiscursividadeAtividade
1; Produção de paródia.
Propor aos alunos a reescrita do texto Pausa em forma de paródia utilizando como base a música: Cotidiano de Chico Buarque de Holanda.


De Angela

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